27/01/2012

"Gamma lança campanha permanente para 2012"




“Todo dia é dia de combater o Câncer”. É com esse lema que o Gamma guiará suas atividades durante o calendário de 2012. A campanha foi lançada pelo grupo na manhã desta sexta-feira, dia 27, no Ambulatório da Fundação Cecon e contou com a presença de representantes religiosos, políticos e organizações.Durante o evento, o grupo distribuiu cerca de 400 camisas com a logomarca da campanha. As camisas, que trazem como principal mensagem a prevenção ao câncer, foram doadas pelo Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus e Clínica Sensumed ao grupo.

Representando a direção da Fundação Cecon, o Dr. Sócrates Lote deu as boas vindas a todos e parabenizou o grupo pelo trabalho que vem desenvolvendo nos últimos três anos. Na ocasião, o médico reforçou a mensagem sobre a detecção precoce da doença: “Quanto mais cedo descobrimos a presença de um tumor, maiores são as chances de cura, é importante se cuidar, fazer os exames necessários, para que ao primeiro sinal possam ser tomadas as medidas adequadas”.


A vereadora Lucia Antony esteve presente no evento e destacou a força de vontade das integrantes do Gamma, que enfrentaram – ou ainda enfrentam – o tratamento de câncer e, ainda assim, encontraram uma forma de realizar esse trabalho para que outras pessoas não passem pela mesma situação.

A secretária adjunta de Educação, Ana Falcão, levou a mensagem do secretário Gedeão Amorim ao evento. Ela lembrou o papel da educação na prevenção do câncer. “As campanhas de esclarecimento sobre o assunto são muito importantes, pois é pela educação que é feita a verdadeira prevenção”, disse. A Igreja Messiânica do Brasil estava representada com uma equipe, que distribuiu flores entre os pacientes e acompanhantes que estavam no Ambulatório. “Há 14 anos enfrentei um câncer e agora estou aqui, feliz e viva, que é o mais importante”, lembrou Nazaré Augusta, de 79 anos.

Também marcaram presença a administradora do Lar das Marias, Regina Rodrigues, e a presidente do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), Jackeline Bastazini. As duas instituições também trabalham com o apoio a pacientes oncológicos, cada uma em sua especialidade (mulheres e crianças). Segundo a presidente do Gamma, Oriona Ohse, a união entre essas diversas entidades é fundamental no trabalho de prevenção e conscientização. “Sempre que realizamos um evento, fazemos questão de convidar todas as entidades que trabalham com câncer, todos trabalhando juntos em prol de um objetivo comum”, finaliza.

Interior
Com a iniciativa, o grupo planeja entrar, a partir de agora, em uma nova fase das atividades, que contempla também o interior do Estado. “Desde 2009 trabalhamos com conscientização na cidade de Manaus, para este ano queremos levar esses dados também para o interior, onde o público é mais carente de informações”, destaca a presidente e fundadora do grupo de apoio, Oriona Ohse.

O pontapé inicial se deu com a presença da representante de Envira, Nazaré Franco, que, além de participar do evento, se comprometeu em levar material informativo para a localidade, distante a 1.215 quilômetros de Manaus. De acordo com ela, as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social estão unindo forças para disseminar a informação sobre a prevenção à doença.

Nenhum comentário: