01/03/2012

Gamma inicia atividades do Mês da Mulher \o/

No próximo dia 2 de março de 2012, sexta-feira, o GAMMA (Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia) realiza a abertura do “Mês da Mulher”. O evento acontece no Ambulatório da Fundação Cecon, a partir das 9h da manhã, e conta com uma programação diversificada de serviços e atividades culturais para as mulheres que enfrentam o câncer.

“Nós achamos um dia muito pouco”, afirma Oriona Ohse, presidente do GAMMA, se referindo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. “Então estamos realizando uma série de atividades durante todo o mês tanto para beneficiar as mulheres que tem câncer como conscientizar a população em geral sobre a importância da prevenção. Esse calendário será levado adiante a partir desse evento”, completa. As atividades serão anunciadas 

O evento começará com um momento de oração, com a presença de vários representantes religiosos. Em seguida, a presidente do GAMMA e os parceiros do grupo deixarão sua mensagem aos pacientes. Também haverão apresentações de Dança da Terceira Idade e a intervenção cênica “Caixa de Pandora”. Paralelamente ao evento, estará acontecendo, também no Ambulatório da Fundação, a Oficina da Beleza, com serviços de corte de cabelo, maquiagem, limpeza de pele e hidratação de mãos, a atividade será realizada em parceria com o curso de Estética de Cosmética do Ciesa (Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas).


Grupo passa a oferecer novo serviço

A partir do mês de março, o Gamma passa a oferecer às pacientes de câncer mais um serviço: o grupo fará o empréstimo do porta-dreno (foto em anexo). Trata-se de uma sacolinha feita com tecido impermeável na qual as pacientes possam carregar o dreno, dispositivo usado por toda mulher submetida à cirurgia para retirada de um câncer de mama. Alguma delas saem do hospital já sem o dreno, mas boa parte continua com o dreno após a alta, por alguns dias. Por isso o porta-dreno é importante, pois tem a altura suficiente para que a mulher, ao levantar-se, não tenha que se curvar para pegar outro tipo de sacola. Isso causa grande desconforto à mulher.


“Quando eu fiz a cirurgia, eu achava muito desconfortável aquela situação e resolvi pesquisar na internet um modo de resolver isso. A minha primeira ideia foi construir um porta-dreno de papel cartão, como era realizado em uma ONG do Rio de Janeiro, depois fui melhorando a ideia e chegamos nesse produto, que agora estará disponível para as pacientes”, explica Oriona.

Como é uma quantidade pequena de mulheres que precisam da bolsa, serão inicialmente apenas 12 bolsas. “Mesmo que não seja uma quantidade grande, o objetivo do nosso grupo é melhorar a qualidade de vida dessas mulheres. Cada uma tem uma necessidade específica, e o nosso ideal é atender a todas elas”, finaliza.

O grupo continua oferecendo o serviço de empréstimo de perucas e distribuição de prósteses artesanais de mama. Para maiores informações sobre as atividades do GAMMA e como ajudar, basta entrar em contato com o grupo pelos números (92)8164-4282, 8825-2772 e 9163-4834. O grupo mantém ainda uma página no Facebook, onde mostra todas as suas atividades: Facebook.com/GammaAmazonia


Serviço
Abertura do "Mês da Mulher" do GAMMA
Data: 2 de março de 2012 (sexta-feira)
Horário: A partir de 9 horas
Local: Ambulatório da Fundação Cecon (Dom Pedro)

Nenhum comentário: