Durante a cirurgia para retirada do câncer de mama, além dos tecidos mamários afetados, são removidos também alguns ou linfonodos axilares ou o linfonodo sentinela. Esses linfonodos são responsáveis pela drenagem da linfa proveniente do braço e da mama, que pode ficar prejudicada e levar a uma condição conhecida como linfedema. É importante salientar que nem toda paciente de câncer de mama vai desenvolver linfedema durante ou depois do tratamento. Continue lendo...
O linfedema causa inchaço do braço e da mão, podendo ser acompanhado ou não de formigamento, desconforto ou dor. Pode ser suave em alguns casos e mais severo em outros. O tratamento deve ser realizado por um fisioterapeuta experiente, e envolve exercícios, massagens e enfaixamento do braço.
Prevenção é a melhor opção. Como a pele é nossa primeira barreira de proteção contra infecções, deve receber atenção especial. Mantenha a pele limpa e hidratada, e evite todo tipo de machucados, cortes, queimaduras e picadas de insetos. Preste atenção aos primeiros sinais de infecção como febre, vermelhidão, erupção ou inchaço, procure um médico e explique a sua condição.
Outros cuidados a serem tomados:
- Use luvas ao lavar roupas, louças e cuidar do jardim.
- Faça intervalos para descansar quando estiver fazendo faxina, ou qualquer atividade que envolva movimentos vigorosos e repetitivos.
- Proteja as mãos ao pegar pratos quentes.
- Proteja o braço afetado com filtro solar e repelente quando necessário.
- Evite tomar injeções, medir a pressão ou tirar sangue no braço afetado.
- Evite carregar peso excessivo ou acima do ombro com o braço afetado.
- Faça a depilação da axila com aparelho elétrico.
- Não retire as cutículas ao fazer as unhas, apenas empurre.
- Evite roupas e jóias que dificultem a circulação.
- Mantenha o peso ideal, evite fumar e reduza o consumo de álcool.
- Evite banhos muito quentes e saunas.
- Descanse o braço em posição elevada, com apoio.
- Faça exercícios como andar, nadar, andar de bicicleta e yoga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário