25/08/2011

Principais dúvidas sobre CA de Mama

O câncer, além de ser um assunto não muito confortável, é um tema bastante complicado. E não são poucas as vezes em que temos perguntas sem respostas exatas. O importante é, durante as consultas médicas, nunca deixar de fazer uma pergunta ao seu médico, seja por vergonha ou outro motivo qualquer. Pergunte, tire suas dúvidas, se não entender, peça para o médico explicar de novo. A informação é o mais importante para a prevenção e o tratamento de qualquer doença. Abaixo selecionamos algumas das questões mais frequentes sobre o câncer de mama. Confira! 


  1. O QUE É CÂNCER DE MAMA?
  2. APARECE SÓ EM MULHERES MAIS VELHAS?
  3. POR QUE APARECE?
  4. SE UMA MULHER NA FAMÍLIA TEVE A DOENÇA, TODAS TERÃO?
  5. POR QUE AUMENTAM TANTO OS CASOS?
  6. TEM CURA?
  7. COMO SE DESCOBRE NO INÍCIO?
  8. A MAMOGRAFIA DÓI MUITO?
  9. TODA MULHER TEM QUE FAZER?
  10. QUAIS OS SINAIS DA DOENÇA?
  11. COM ESSES SINAIS, É CERTO QUE A DOENÇA EXISTA?
  12.  DÁ PARA EVITAR?
  13. O QUE AUMENTA AS CHANCES DE TER A DOENÇA?
  14. O QUE AS MULHERES COM MAIS RISCOS DEVEM FAZER?
  15. O MÉDICO PRECISA APALPAR AS MAMAS DA PACIENTE NA CONSULTA?
  16. E SE O MÉDICO NUNCA FAZ ESSE EXAME?
  17. O AUTO-EXAME DESCOBRE A DOENÇA NO INÍCIO?

VEJA AS RESPOSTAS!!


1 É o resultado do crescimento descontrolado de algumas células de nosso corpo, que começam a se multiplicar sem parar e formam o tumor maligno. Se a doença demora para ser descoberta e tratada, esse tumor cresce cada vez mais e pode levar a pessoa à morte.


2 Não. Ele atinge principalmente mulheres acima dos 40 anos, mas também pode aparecer nas mais jovens. As mulheres entre 50 e 60 anos são as mais atingidas.


3 Não há motivo determinado, mas alguns fatores contribuem para as chances da doença aumentarem. Para começar, o fato de ser mulher. Depois, outros fatores, como a filha, mãe ou irmã ter aprensentado câncer de mama antes dos 50 anos, ou em qualquer idade, câncer nas duas mamas ou de ovário. Fale com seu médico sobre os fatores de risco.


4 As chances são maiores, por isso o cuidade deve ser redobrado. Especialmente se for irmã ou mãe e a doença tiver aparecido antes dos 50 anos. Mas não quer dizer que basta isso para se ter câncer de mama. Aliás, a maioria dos casos é de mulheres que nunca souberam de câncer na família.


5 Porque as mulheres sofreram mudanças muito grandes em seu estilo de vida. Hoje elas estão mais estressadas, usam mais bebidas alcóolicas, fumam, descuidam da alimentação e muitas não querem ser mães ou amamentar. São fatores que aumentam as chances da doença.


6 Sim, mas fica mais difícil quanto mais demora o diagnóstico e o início do tratamento. No caso do câncer de mama, a chance de cura é de 95%, se a doença for descoberta no início.


7 Principalmente com a mamografia, que consegue descobrir tumores mesmo quando ainda são muito pequenos. É um exame no qual a mulher coloca a mama entre duas placas para fazer um raio X.


8 Pode causar algum incômodo em mulheres com maior sensibilidade, mas não é nada insuportável. Para que a dor diminua ou nem exista, o melhor é fazer o exame uma semana depois da menstruação.


9 Toda mulher que tiver algum caroço nas mamas deve procurar o médico. Ele irá solicitar a mamografia, se necessário. Mas as mulheres acima de 50 anos, que têm mais chances de ter a doença, devem fazer o exame a cada dois anos. É prevenção! Quem está na menopausa e fas reposição hormonal deve fazer os exames todos os anos.


10 O câncer pode não dar sinal nenhum no início, por isso é importante ter os exames de rotina em dia. Com o desenvolvimento da doença, o sinal externo que mais aparece é o caroço nas mamas ou nas axilas. Além disso, a pele e o formato das mamas pode mudar e o bico começar a soltar uma secreção.


11 Não. Em cerca de 80% dos casos, os caroços (chamados de nódulos) são benignos. Mulheres jovens muitas vezes apresentam vários nódulos nas mamas que podem ser percebidos em alguns momentos do ciclo menstrual. É preciso sempre consultar o médico.


12 Ter hábitos saudáveis e cuidar da qualidade de vida, ajuda muito. Mas ainda assim a doença pode aparecer. Na verdade, basta ser mulher para ter uma chance razoável. Para se ter ideia, 1 em cada 8 mulheres terá câncer de mama em alguma fase da vida.


13 Ter começado a menstruar antes dos 12 anos ou chegado à menopausa depois dos 55 anos aumentam as chances. Alguns estudos também mostram que há mais risco quando a mulher não teve filhos, engravidou pela primeira vez após os 30 anos ou é obesa.


14 Devem consultar o médico regularmente e fazer exames mais precisos, como a mamografia, antes mesmo de chegar aos 40 anos.


15 Sim, ele faz isso durante o exame clínico das mamas, que é muito importante para saber se está tudo bem. Este exame é anual e todas as mulheres, seja qual for a idade, devem fazer.


16 Peça a ele, é um direito seu - seja na rede particular ou no Sistema Único de Saúde (SUS). Peça ainda, para ele lhe dar orientações sobre como fazer o auto-exame. Não admita recusas!


17 Não, pois se a mulher consegue encontrar o tumor quando apalpa as mamas geralmente é sinal de que ele já não está em fase tão inicial. Este exame é maravilhoso para você conhecer seu corpo ou até encontrar outras alterações importantes em sua mama. Mas não deixe que ele seja a única forma de você descobrir um câncer. Consulte o seu médico anualmente. Faça a mamografia. Proteja-se!

Nenhum comentário: