06/08/2017

GENGIBRE E SEUS BENEFICIOS

Tudo sobre o Gengibre!

 1. Auxiliar na perda de peso
O gengibre auxilia na perda de peso porque atua acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal. Os compostos 6-gingerol e 8-gingerol, presentes nessa raiz, atuam aumentando a produção de calor e suor, o que também ajuda no emagrecimento e na prevenção do ganho de peso.
2. Combater azia e gases intesistina
O gengibre é bastante utilizado para combater azia e gases intestinais, devendo ser consumido principalmente na forma de chá para obter esse benefício. Esse chá é feito na proporção de 1 colher de gengibre para cada 1 xícara de água, e o ideal é que sejam ingeridas 4 xícaras de chá ao longo do dia para se obter a melhoria nos sintomas intestinais.



3. Atuar como antioxidante e anti-inflamatório
O gengibre tem ação antioxidante no corpo, agindo na prevenção de doenças como gripes, resfriados, câncer e envelhecimento precoce. Além disso, ele também tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como tosse, asma e bronquite
4. Melhorar náuseas e vômitos
O gengibre ajuda a reduzir as náuseas e vômitos que frequentemente ocorrem durante a gravidez, tratamentos de quimioterapia ou nos primeiros dias após cirurgias. A melhora desses sintomas é obtida após cerca de 4 dias de consumo de 0,5 g de gengibre, o que equivale a cerca de ½ colher de café de raspas gengibre que devem ser tomados de preferência pela manhã.
5. Proteger o estômago contra úlceras
O gengibre ajuda a proteger o estômago contra as úlceras porque ajuda no combate à bactéria H. pylori, principal causadora de gastrite e úlceras estomacais. Além disso, o gengibre também previne o aparecimento do câncer de estômago, que na maior parte dos casos está ligado a alterações nas células provocadas pela úlcera. Veja quais são os sintomas da gastrite provocada pela H. pylori.
6. Prevenir o câncer cólon-retal
O gengibre também atua na prevenção de câncer cólon-retal, pois possui uma substância chamada 6-gingerol, que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa região do intestino.
Aprenda como utilizar o gengibre para emagrecer em:
Nota: A tabela considera 100g de gengibre para referência; porém, o uso em receitas normalmente não alcança nem 2g.
Cálcio16mg
Ferro0,6 mg
Fósforo34 mg
Magnésio43 mg
Potássio415 mg
Sódio13 mg
Zinco0,34 mg
Cobre0,22 mg
Manganês0,22 mg
Selênio0,7 mcg
Vitamina C5 mg
Tiamina0,025 mg
Riboflavina0,034 mg
Niacina075 mg
Vitamina B60,16 mg

O chá de gengibre é um ótimo aliado do emagrecimento porque ele é um potente diurético e é considerado um alimento termogênico, aumentando o metabolismo e fazendo o corpo gastar mais energia.
Além de ajudar a emagrecer, o gengibre também ajuda na digestão e age contra a azia e os gazes intestinais.
Receita do chá de gengibre
O chá de gengibre deve ser feito na proporção: 2 cm de gengibre fresco ou 1 colher de chá de gengibre em pó para cada 1 litro de água.
Modo de preparo: Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por cerca de 8 a 10 minutos. Desligue o fogo, tape a panela e espere amornar para coar e beber.
Como consumir: É aconselhado tomar o chá de gengibre 3 vezes por dia. Variações do chá de gengibre podem ser feitas adicionando limão, canela ou noz-moscada, e raspas de gengibre também podem ser adicionadas em sucos e saladas.

Chá de Gengibre para Emagrecer
Para aumentar o efeito emagrecedor do gengibre, é importante seguir uma dieta com pouca gordura e açúcar, e praticar exercícios físicos regularmente.

Receita de limonada de gengibre para os dias mais quentes, uma ótima opção é fazer a limonada de gengibre, que possui os mesmo benefícios para perder peso.

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 4 limões
  • 5 gramas de gengibre ralado ou em pó
Modo de preparo
Esprema o suco dos 4 limões e junte numa jarra com a água e o gengibre. Deixe repousar na geladeira por, pelo menos, 30 minutos. Beba a limonada durante todo o dia, em substituição de 1 litro de água, por exemplo.

Benefícios do consumo do gengibreOs benefícios do consumo diário de gengibre também incluem:

Prevenção de alguns tipos de câncer, devido à sua ação antioxidante;

  • Combate doenças, devido à sua ação antisséptica;
  • Elimina toxinas do fígado;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Melhora da digestão;
  • Prevenção de azia e de gases intestinais;
  • Ajuda a eliminar pedras nos rins.
No entanto, é preciso ter atenção porque o gengibre reduz a viscosidade do sangue quando utilizado em grandes quantidades, e o seu consumo por indivíduos que tomam remédios anticoagulantes regularmente, como aspirina, deve ser orientado pelo nutricionista para evitar riscos de hemorragia.

Nenhum comentário: