06/04/2011

GAMMA ensina mulheres mastectomizadas a confeccionar prótese


Para comemorar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, o Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia – GAMMA, realiza, no dia 8 de abril, a partir das 9h no Ambulatório da Fundação Cecon, uma ação Verde e Rosa especial, com o objetivo principal de recuperar a autoestima de mulheres vítimas de câncer de mama.

Na ação, além do banco de Perucas e do serviço gratuito de maquiagem para as mulheres, o grupo vai ensinar como confeccionar manualmente uma prótese externa, que ajuda a devolver o contorno natural do corpo da mulher. Elas são feitas com polietileno, espuma, tecido sintético e outros materiais acessíveis a todos os bolsos.

“Nem todas as mulheres tem condições financeiras de comprar uma prótese externa, esse foi um modo barato, mas eficaz, que nós encontramos pra ajudar quem está passando pelo mesmo sofrimento que nós já passamos”, afirma Oriona Ohse, presidente do grupo de Apoio.

Desde 2009 o grupo já trabalha com a distribuição de próteses. Segundo Oriona, o GAMMA já distribuiu mais de 300 peças. “As mulheres chegam comigo e perguntam como podem adquirir as peças, então eu faço o cadastro delas, pego a numeração do manequim e nós confeccionamos”, explica.

As próteses que o grupo distribui têm um fim apenas estético, mas tem uma grande importância para as mulheres que passaram pela mastectomia radical (operação de retirada da mama inteira).

Nenhum comentário: