11/09/2016

SIGNIFICADOS DOS LAÇOS E SUAS CORES NAS CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER.


                Mais do que poder simbólico, as campanhas de prevenção do câncer oferecem doses de conscientização e informação a milhares de pessoas. Nas últimas décadas, foi por meio desses esforços que mulheres do mundo todo descobriram a importância da mamografia e a população se tornou mais consciente a respeito dos riscos do câncer de pele. Essa história continua com o passar dos anos, e cada mês é dedicado a um dos tipos da doença.
            O uso de laços que acompanham a campanha de cada mês é atribuído ao surgimento do laço vermelho, símbolo do ativismo pela prevenção da Aids, que começou em 1990. Logo depois, a fundação norte-americana Susan G. Komen, conhecida pelo seu trabalho na prevenção do câncer de mama, adotou o laço cor-de-rosa Conheça os destaques de cada mês:

Janeiro
– Câncer cervical (laço verde piscina)
Fevereiro
– Leucemia (laço laranja)
– Câncer de vesícula biliar (laço verde)
– 4 de fevereiro: Dia Mundial do Câncer
– 15 de fevereiro: Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil
Março
– Câncer colorretal (laço azul marinho)
– Câncer de rim (laço vermelho)
Abril
– Câncer de testículo (laço lilás)
– Câncer de esôfago (laço azul claro)
– Câncer de cabeça e pescoço (laço vermelho e branco)
– 8 de abril: Dia Mundial de Combate ao Câncer
Maio
– Câncer de cérebro (laço cinza)
– 31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco
Junho
– Câncer de pele (laço preto)
Julho
– Sarcoma (laço amarelo)
– Câncer de bexiga (laço rosa, verde e roxo)
– Câncer ginecológico (laço verde escuro)
Agosto
– Linfoma (laço verde claro)
Setembro
– Câncer de pâncreas (laço roxo)
– Câncer infantil (laço bege)
– Câncer de ovário (laço verde claro)
– Câncer de tireoide (laço rosa e azul)
Outubro
– Câncer de mama (laço rosa)
– Câncer de fígado (laço verde musgo)
Novembro
– Câncer de próstata (laço azul)
– Câncer de pulmão (laço branco)
– Câncer de estômago (laço azul claro)
– 27 de novembro: Dia Nacional de Luta Contra o Câncer
Dezembro
– Não há tipo específico

Nenhum comentário: