30/10/2014

Exame promete detecção precoce de câncer de ovário

Exame promete detecção precoce de câncer de ovário
O Globo

RIO- Pesquisadores americanos desenvolvem uma forma de detecção precoce do câncer de ovário. Os tumores no órgão feminino são difíceis de se diagnosticar nos estágios iniciais, fase em que as chances de cura são maiores. O método foi desenvolvido por meio de testes feitos com 4.051 mulheres, conforme publicado na revista científica “Cancer Journal”. Usa um exame de sangue capaz de medir o nível de uma proteína ligada ao tumor no ovário e faz exames complementares de acordo com o nível de risco apontado pelo teste.
A chance de cura é elevada a 90% quando o câncer de ovário é detectado precocemente, em comparação com os menos de 30% de possibilidades quando é descoberto em estágios mais avançados. Ao contrário de outros tipos de tumores malignos, sintomas como dor pélvica e abdominal ou inchaço persistente são confundidos com os de outras doenças.


Cientistas já sabem que mulheres com câncer de ovário tem níveis mais altos da proteína CA125, mas a medição da substância não dá certeza. Há casos de pacientes com tumor que dão negativo para o exame, assim como há ocorrências de falsos positivos. De acordo com especialistas da Clínica Mayo, nos EUA, o aumento no nível de CA125 pode ocorrer por vários motivos. Endometriose, inflamações pélvicas e cirrose, assim como simplesmente uma gravidez ou a menstruação. Além do tumor de ovário, os níveis de proteína aumentam em casos de câncer no endométrio, no peritônio e tuba uterina.
Mas agora, pesquisadores da Universidade do Texas estão usando o mesmo teste de sangue, mas de forma diferente. Em vez de encaminhar pacientes direto para sala de cirurgia logo em seguida ao resultado do teste, mulheres foram separadas em três grupos: aquelas classificadas como de baixo risco são testadas uma segunda vez depois de um ano; as de risco médio depois de três meses; e as consideradas de alto risco, a depender do nível de proteína encontrado, fazem um exame de ultrassom para buscar pelo tumor.
O estudo americano acompanhou mulheres na pós-menopausa por 11 anos, em média. Dez mulheres passaram por cirurgia com base no exame de ultrassom e todos os cânceres detectados foram no estágio inicial.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/exame-promete-deteccao-precoce-de-cancer-de-ovario-9703821.html#ixzz3HgPUE6Op

Nenhum comentário: