13/11/2011

O que é anemia falciforme?

Deficiência nas células do sangue causa sintomas de anemia

Milhares de pessoas ao redor do mundo nascem com doenças nas células do sangue. Uma delas é a anemia falciforme, uma doença genética e hereditária que, quanto mais cedo for descoberta, melhor pode ser controlada. Existem vários tipos de anemia. Um deles é a chamada falciforme, que tem esse nome por uma característica muito particular.  
O que é anemia falciforme?
Dentro do nosso sangue existem células que fazem o transporte do oxigênio e do gás carbônico do pulmão aos tecidos do corpo, as chamadas hemácias, ou glóbulos vermelhos.

Quando se tem a doença falciforme, essas células perdem a característica arredondada e elástica, e se tornam endurecidas, adquirindo um aspecto de foice, daí o nome falciforme. A anemia falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada pessoa, começando a se demonstrar na segunda metade do primeiro ano de vida da criança.

Sintomas
Os sintomas incluem dores nos ossos e nas articulações, fadiga intensa, pele e olhos amarelados, tendência a infecções e feridas nas pernas, que podem demorar anos para cicatrizar. Para evitar todas as complicações que podem surgir, é muito importante que o diagnóstico seja feito o quanto antes.

A eletroforese de hemoglobina é o exame laboratorial específico para isso, mas o teste do pezinho, feito logo após o nascimento do bebê, além de gratuito, é muito eficiente na detecção do problema.
Quem tem a doença pode ter os sintomas por toda a vida, por isso o paciente portador necessita de assistência médica para sempre. A única possibilidade de cura é o transplante de medula óssea, um procedimento ainda polêmico. Quem tem anemia falciforme deve sempre ficar atento a complicações. Como a doença pode provocar alterações oculares, periodicamente, deve-se fazer uma visita ao oftalmologista.
 Anemia leva a falhas neurológicas e cardíacas se não for tratada
O problema é causado por má alimentação e até pelo consumo de remédios para emagrecer 
Ela mais comum do que você pensa e não atinge só as crianças. Anemia, na verdade, é nome genérico para uma série de problemas , afirma a hematologista Regina Biasoli, do Lavoisier Medicina Diagnóstica/ DASA. Ela pode ser causada por deficiência de ferro, de vitamina B12, por destruição dos glóbulos vermelhos e por muitos outros fatores .Todas as variações, no entanto, trazem a mesma complicação: a dificuldade de oxigenação no organismo o que pode ter efeitos graves, como falhas no funcionamento do cérebro ou do coração. Em 95% dos casos, a reposição de ferro resolve o problema. Isso pode ser feito com suplementação oral e alterações na dieta, aumentando consumo de leguminosas, como feijão e soja, e carnes vermelhas fígado , afirma a nutricionista do MinhaVida, Karina Gallerani.

Mas há casos em que a dieta tem pouco efeito. Na entrevista abaixo, a hematologista Regina Basioli dá mais detalhes da síndrome, fala sobre os casos em que a prevenção é possível e identifica os tratamentos mais eficientes.

1. Que tipos de anemia existem?
Existem diferentes tipos de anemias, por diferentes causas. A anemia causada por deficiência de ferro responde por 95% dos casos, mas também há a anemia megaloblástica (por deficiência de ácido fólico ou vitamina B12); anemia da doença crônica (quando outras doenças levam ao problema); anemia hemolítica (quando ela surge existe por destruição do glóbulo vermelho) e muitas outras.

2. Há algum fator de risco para o problema?
Sim, a condição genética é um deles e a alimentação inadequada é outro.

3. O comportamento da mãe, na gravidez, pode trazer problemas futuros desse tipo ao filho?
Sim. É necessária uma reposição vitamínica durante a gravidez, evitando não só a anemia mas inúmeros problemas. A natureza protege o feto, mesmo em mães desnutridas, mas esta compensação tem um limite.

4. Só a alimentação basta para controlar o problema?
Dependendo da causa, do tipo e do grau da anemia, não. Mas a alimentação corrige e evita muitos casos de anemia por deficiência de ferro ou de vitamina B12.
Fígado de boi contra a anemia - Getty Images
5. Como deve ser feita a prevenção?
Podemos prevenir aquelas anemias dependentes de uma alimentação adequada, ou seja, as anemias causadas pela falta de ferro e vitamina B12. Comendo de tudo um pouco, incluindo legumes, verduras, frutas e carne vermelha, não há porque se preocupar (a não ser que exista uma doença de base que evite a absorção das vitaminas).

6. Anemia é doença? Além da falta de ferro, outros fatores podem causá-la?
Anemia não é doença, é uma síndrome em conseqüência de algum comportamento inadequado ou de alguma doença.

7. O problema é mais comum pela carência ou por dificuldades de absorção do mineral?
Sem dúvida alguma, pela carência do ferro, em 95% dos casos.

8. Como é o tratamento em cada um dos casos?
Cada tipo de anemia tem um tratamento específico. De forma geral, eles se baseiam em reativar o número de glóbulos vermelhos circulantes, para um melhor transporte de oxigênio. Isso pode variar desde simples reposições de sulfato ferroso via oral até tratamentos mais elaborados, intra-hospitalares.

9. O que pode ocorrer se o problema não for tratado?
Uma piora do quadro geral do paciente, com cansaço progressivo e aos mínimos esforços, com déficit de oxigenação no organismo, causando danos diversos, desde problemas cardíacos até neurológicos.
10. Além dos sinais na pele, que outros sintomas podem existir?
Cansaço progressivo, queda de cabelos e unhas quebradiças falam a favor da deficiência de ferro. Mas o diagnóstico efetivo deve ter comprovação laboratorial, com exames de sangue conduzidos e analisados por profissionais competentes.

11. Algum tipo de medicamento favorece a anemia?
As quimioterapias podem causar um período de anemia, que depois se normaliza. Exageros em medicamentos para emagrecer, como anfetaminas, podem, com o tempo, também levar à anemia.

12. Por que ouve-se falar mais de anemia em crianças? É raro encontrar adultos que sofram com ela ou o problema está no diagnóstico?
Os adultos também são bastante afetados e por todos os tipos de anemia. O foco concentra-se mais nas crianças devido à importância da necessidade de educação populacional para com os cuidados na infância, evitando a anemia, que pode acarretar problemas futuros nos jovens que não são tratados.

Nenhum comentário: