15/11/2011

Governo libera R$ 5 mi para compra de remédio indicado ao câncer de mama

Da Redação Em Tempo

O medicamento Trastuzumab, indicado para pacientes com câncer de mama, será liberado para o tratamento de pacientes no Amazonas, por meio da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon).
A liberação de R$ 5 milhões para garantir a compra do primeiro lote foi autorizada, nesta segunda-feira (14), pelo governador Omar Aziz. A ação integra a política estadual de ampliação da rede de atenção à mulher com câncer de mama – segundo que mais mata mulheres no Estado. O recurso irá garantir o atendimento a aproximadamente 50 pacientes, no período de dez meses. O medicamento é indicado a mulheres que não respondem adequadamente ao tratamento convencional e ainda não faz parte dos protocolos nacionais de assistência às mulheres com essa doença.
Para o governador, essas ações fazem parte das estratégias de reforço da área oncológica e complementa uma série de ações que o governo do Amazonas, em parceria com o Ministério da Saúde, tem colocado em prática. A continuidade do uso do medicamento foi uma solicitação da primeira-dama do Amazonas, Nejmi Aziz, por pacientes que sofrem com a doença. “Não mediremos esforços para contribuir com o combate ao câncer de mama e ajudar a salvar vidas no Estado. Hoje foi dado um grande passo para a cura e amenização do sofrimento das mulheres que precisam dessa oportunidade”, destacou a primeira-dama. O secretário de Saúde do Estado, Wilson Alecrim, informou que o governo já vinha adquirindo o medicamento de forma pontual. “Trata-se de um produto de alto custo e indicado apenas para situações muito específicas. Agora o acesso ao novo tratamento será sistematizado”, garantiu Alecrim.

Nenhum comentário: