22/09/2011

GAMMA inicia Outubro Rosa com “Abraço Humano Contra o Câncer”

Na última sexta-feira de setembro (30), o GAMMA – Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia dará início às comemorações do OUTUBRO VERDE E ROSA, movimento criado em 2009, inspirado no movimento mundial OUTUBRO ROSA, nascido na Califórnia, Estados Unidos. A primeira atividade realizada pelo grupo será um abraço humano ao redor do prédio da Fundação Cecon, hospital responsável pelo tratamento oncológico no Amazonas. As atividades seguem durante todo o mês de outubro e incluem, ainda, a II Caminhada da Esperança pela Vida, a ser realizada no Largo de São Sebastião, no dia 1º de outubro; a festa de Aniversário do GAMMA; oficinas de beleza e várias palestras e conscientizações realizadas em toda a cidade. 


“Todos estão convidados a participar do evento inaugural. O nosso objetivo é lembrar a importância desse hospital para o tratamento do câncer no nosso Estado e mostrar que cada um de nós tem um papel a desempenhar aqui, desde o governo, passando por funcionários e acompanhantes e até mesmo os próprios pacientes”, destaca Oriona Ohse, presidente e fundadora do GAMMA e paciente de câncer desde 2001. A atividade será realizada com o apoio da própria Fundação Cecon. 


Paralelamente aos eventos, o GAMMA, por meio de parcerias com órgãos públicos e privados, irá instalar, em vários pontos da cidade, o “Laço do Abraço Contra o Câncer de Mama” em tamanho ampliado. O objetivo é despertar o interesse das pessoas que passam pelos locais. 


O objetivo do OUTUBRO VERDE E ROSA, assim como o OUTUBRO ROSA, é chamar a atenção para iniciativas de enfrentamento do câncer de mama e destacar a importância do diagnóstico precoce para ampliar as chances de cura para a doença. “Quando a doença é descoberta em fase inicial, as chances de cura ficam acima de 95%; daí a importância de descobrir a doença o mais cedo possível”, destaca Oriona.

Nenhum comentário: