28/11/2010

FISIOTERAPIA PÓS-MASTECTOMIA

CUIDADOS COM O BRAÇO E A MÃO APÓS A MASTECTOMIA

Após a cirurgia de mama, que pode incluir a remoção dos gânglios linfáticos na axila, pode haver uma tendência para inchaço do braço. Normalmente este edema é tão leve, que mal pode ser percebido, porém, ocasionalmente, pode ser mais acentuado. A infecção da mão ou do braço pode fazer com que o edema piore.A infecção pode ser produzida por ferimentos comuns, picadas de insetos, cortes, queimaduras, etc. Devem ser tomados todos os cuidados afim de se prevenir a infecção.
Em caso, de inflamação, inchaço, vermelhidão ou dor, procure o médico imediatamente, para o devido tratamento.Estas recomendações não impedem que você assuma suas atividades diárias. Ao contrário, continue vivendo como antes da cirurgia, fazendo bolos, costurando, fazendo tricô, crochê, cuidando da sua horta e vendo as plantinhas nascerem.As recomendações, que seguem, referem-se somente ao braço do lado da mastectomia :
Evite que a manicure corte a cutícula. Use creme nas mãos e unhas, para amaciar a pele. Use removedor de cutículas, e veja como as unhas ficam bonitas.
Evite, se possível, as medidas da pressão sangüínea no braço do lado da cirurgia.
Evite colher sangue ou injeções, tanto na veia, como no músculo do lado da cirurgia.
Evite e proteja-se das queimaduras! Utilize sempre uma luva apropriada afim de proteger a mão na hora de cozinhar.
Evite picar a ponta dos dedos com alfinetes, agulhas, espinhos de rosas ou espinhos de peixe.
Evite na jardinagem arranhões. Procure usar luvas para mexer na terra.
Evite a maceração da pele, pela imersão na água, lavando roupas.
Evite o contato com água sanitária, remexa a água com uma colher de pau.
Evite usar palha de aço ao arear as panelas. Use sempre uma esponja para proteger a mão.
Evite empurrar móveis pesados; carregar objetos pesados, como sacolas, baldes cheios de água, carrinho de feira; levantar crianças nos braços; carregar bolsas tiracolo do lado da cirurgia. Quando necessário, peça a alguém para ajudá-la.
Evite queimaduras por sol, particularmente na praia. Use sempre um chalé ou blusa de manga, para proteger o braço. Uma queimadura pode iniciar um edema de difícil solução.
Exercícios
Lembre-se que fazer os exercícios significa recuperar a saúde, recuperar a autoconfiança, recuperar os movimentos tolhidos. Fazendo os exercícios, com afinco, lhe trará muita satisfação e um sentimento de missão cumprida. Vencendo a dor e o desconforto iniciais, em pouco tempo, você estará apta a assumir todas as tarefas do seu dia-a-dia. É necessário insistir na ginástica duas ou mais vezes ao dia, até a completa recuperação dos movimentos perdidos do braço.Lembre-se vá devagar. Trate, portanto, de relaxar. A respiração correta é muito importante. Não esqueça de inspirar o ar lenta e profundamente, através do nariz, cada vez que sentir dor ou desconforto, isto lhe trará alívio imediato. Expire o ar completamente, através da boca aberta, nos movimentos dos exercícios para baixo.Lembre-se, que um bom equilíbrio também é vital. Aprenda a ficar em pé; mantendo seus pés vinte centímetros separados um do outro.Lembre-se de usar os dois braços alternadamente, sempre que for possível, e colocar uma mão no quadril para equilíbrio e apoio.

Nenhum comentário: