29/09/2010

Outubro Verde Rosa Contra o Câncer de Mama no Amazonas

Auto-exame, Mamografia, Câncer de Mama

O Outubro Rosa é um movimento que surgiu em 1997 nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia e tem o objetivo de dar visibilidade à causa do câncer, coensentizando as mulheres do perigo do câncer de mama e da importância de fazer o auto-exame e a mamografia regularmente. O câncer de mama e a enfermidade que mais mata mulheres pelo mundo, mas esse quadro pode mudar se todas nós passarmos a ter alguns cuidados básicos.

O OUTUBRO VERDE E ROSA nasceu aqui no Amazonas, em 2010 por considerar uma região diferenciada ONDE O VERDE DO NOSSO HABITAR REFLETE A ESPERANÇA DE VIDA. Vamos lá companheiras, vamos dar a Mao nessa luta.

O auto-exame é muito fácil e simples de fazer,

e veja as instruções passo-a-passo.

Não Tenha Medo

Muitas mulheres tem "medo" de fazer o Auto Exame mas ele é a melhor e mais fácil maneira de se diagnosticar os tumores de mama nas fases iniciais.


Quando fazer
Se você tem menstruações faça o exame uma semana após acabar o fluxo. Se você não tem, marque um dia do mês, por exemplo, dia primeiro, e faça o exame sempre neste dia.
Eu não encontro nada !!!
A finalidade do exame não é "encontrar" alguma coisa, mas acostumá-la a examinar a sua mama. Quanto mais você fizer, mais conhecerá sua mama. Isto permitirá que você encontre uma "mudança" e possa avisar o seu médico.
Como fazer
Na Frente do Espelho

Primeiro fique em pé em frente ao espelho e examine atentamente suas mamas. Observe as formas, a cor e textura da pele. Levante os braços devagar olhando atentamente a imagem no espelho. Agora coloque a mão na cintura e examine novamente suas mamas.
No Chuveiro

Levante seu braço esquerdo e o coloque sobre a cabeça. Com a mão direita esticada examine a mama esquerda. Use as polpas de seus dedos e não as pontas ou as unhas. Não faça o movimento de "pegar alguma coisa" mas sim de "sentir" a mama. Repita o movimento na outra mama.

Após o Banho

Aperte gentilmente seus mamilos ( bicos do seio ) e observe se sai algum líquido

Quando Avisar seu Médico

Mudanças na forma ou coloração das mamasPele tipo "casca de laranja"Nódulos ou caroçosLíquido que sai dos mamilos
Não Entre em Pânico
Lembre-se: o que você vê ou sente em sua mama não significa que você tenha câncer mas é um sinal importante para você procurar o seu médico.
Somente o Auto Exame é suficiente ?
Não. Toda mulher deve visitar o ginecologista pelo menos uma vez ao ano quando fará o exame ginecológico onde o médico também fará o exame da mama. Mulheres acima de 40 anos devem também fazer a Mamografia que é, atualmente, o melhor método para o diagnóstico do câncer de mama mesmo antes dele ser palpado.
O Instituto Nacional do Câncer no Brasil recomenda: O auto-exame das mamas não deve substituir o Exame Clínico de Mama realizado por profissional de saúde treinado para essa atividade. Entretanto, o exame das mamas pela própria mulher ajuda no conhecimento do corpo e deve estar contemplado nas ações de educação para a saúde.



O AUTO-EXAME PODE SALVAR SUA VIDA Ame sua a


Nenhum comentário: