02/07/2010

CÂNCER OSSEO TRATAMENTO AVANÇA










Microcápsulas ajudam cientistas a recuperar ossos usando células-tronco
Publicado por: Ricardo Menacker em: julho 1, 2010
Em:
Artigo
Deixe um comentário
Objetos levam substâncias que fazem células se transformarem. Experimento foi feito em rato por pesquisadores franceses.
Cientistas franceses contaram com a ajuda da nanotecnologia para conseguir implantar células-tronco em ossos de um rato. Usando cápsulas mil vezes menores que um milímetro eles conseguiram dosar com precisão os ingredientes para transformar células indiferenciadas em tecido ósseo. A experiência abre novos caminhos o tratamento de doenças como o câncer nos ossos e a osteoporose.
As cápsulas utilizadas pelos cientistas têm o formato de um dedal, e levam duas camadas de substâncias diferentes que induzem células-tronco a se especializarem, tornando-se células ósseas. Os pesquisadores misturaram essas partículas a células-tronco embrionárias e um gel, e injetaram entre a pele e o osso lesionado de um rato.

Cápsulas usadas na experiência eram cerca de mil vezes menores que um milímetro. Usando duas camadas, os cientistas colocaram substâncias diferentes dentro delas e conseguiram controlar as reações químicas que transformam células-tronco em células dos ossos. (Foto: PNAS/Divulgação)
De acordo com os cientistas – a maioria deles ligada ao Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (INSERM) – a experiência só obteve êxito porque as microcápsulas foram degradadas aos poucos, liberando no momento certo as substâncias necessárias para cada etapa da formação das células ósseas. O mesmo teste teria sido feito sem as cápsulas, e não deu certo.
Ao final do experimento feito com as micropartículas, descrito em artigo científico na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), a região onde as células foram injetadas havia formado tecido ósseo, e vasos sanguíneos já estavam se moldado e se infiltrando no implante.
Segundo os pesquisadores, as substâncias químicas usadas nas cápsulas eram muito simples, o que torna o procedimento fácil de ser controlado e reproduzido.


Nenhum comentário: