28/06/2010

COMO SE CUIDAR VOCÊ QUE TEVE CÂNCER DE MAMA

Fisioterapia no pós operatorio
A fisioterapia oncologia tem o objetivo inicial reduzir o edema local(inchaço) logo Após pós-operatório evitando assim dor,seroma,formação de fibrose e prevenindo a instalação do linfedema .Se o linfedema já estiver se instalado ele e tratado com a técnica de foldi e ensinado ao paciente como manter o membro desinchado evitando assim sua progressão e infecções de repetição.Outro objetivo é a manutenção da amplidute articular(movimento do membro) ou caso o movimento já estiver bloqueado que seja reabilitado,e a volta da força muscular para que o paciente tenha condições de retornar as suas atividades diária,pois sem uma reabilitação especializada e correta o paciente tende a ficar com seqüelas que limita sua qualidade de vida.

CUIDADOS A TER DEPOIS DE UMA MASTECTOMIA PARA EVITAR A FORMAÇÃO DE UM LINFOEDEMA NO BRAÇO
• Manter a zona afetada sempre limpa. Utilizar sempre um creme hidratante que não contenha álcool e com um PH correto.
• Evitar temperaturas muito elevadas, tais como: banhos com água muito quente , exposição solar, saunas, banhos turcos…
• Cuidados médicos tais como: análises de sangue, medições de tensão arterial, acupunctura , testes , devem ser evitados no membro afetado.
• Evite roupa apertada, relógios, anéis , pulseiras e tudo o que possa afetar a circulação.
• Evite pesos no membro afetado tais como: sacos e malas.
• Tenha cuidado ao cortar as unhas e arranjar as cutículas.
• Evite todo o tipo de traumas, tais como: cortes, queimaduras, picadas de insetos, use sempre luvas se está a fazer jardinagem ou a trabalhar com agulhas ou facas.
• Evite movimentos bruscos tais como empurrar, puxar, pegar em crianças ao colo, carregar bagagem, nunca fazer nada até à exaustão, pois está em risco de se cansar mais facilmente levando mais tempo em recuperar-se.
• Se viajar de avião deve usar uma manga elástica durante a viagem
• Tente manter um peso ideal e beba muita água.
. Evitar movimentos repetitivos durante muito tempo seguido digitação, trabalhos manuais,trabalhos domésticos...
Fisioterapia prevenção e tratamento do linfedema (TECNICA DE FOLD)
Paciente com linfedema independente da origem e do tempo de instalação do linfedema há tratamento com ótimas evoluções, mas ainda sendo necessária sua manutenção. A porcentagem de redução e o tempo de tratamento vai de acordo com o estágio e resposta de cada paciente.A técnica de foldi é a única técnica atualmente que apresenta resultado para linfedema , pois é desenvolvida para pacientes com distúrbios linfáticos ou que fizeram esvaziamento ganglionar.É indicado nos casos de cirurgias de varizes ,cirurgias ortopédicas , safenectomia , lipoedema,crises de erisipela,cirurgia ontológicas (todas) como: cirurgia de cabeça e pescoço , mastectomias ,quadantectomias ,cirurgias abdominais como: histerectOmias ,câncer de útero , cirurgias plásticas e todos os tipos de edema(inchaço) .

Importância da Fisioterapia durante a Radioterapia
SÃO CONHECIDOS DOIS EFEITOS DA RADIOTERAPIA NO TECIDO IRRADIADO: AS MODIFICAÇÕES VASCULARES E A MODIFICAÇÃO DOS TECIDOS PARA UM TECIDO FIBROSO (ENDURECIDO).
OS EFEITOS SOBRE O TECIDO VARIAM DE INTENSIDADE, CONFORME SUA RADIOSSENSIBILIDADE PRÓPRIA E SUA PROXIMIDADE COM A ZONA QUE RECEBE A MÁXIMA RADIAÇÃO, NESTE SENTIDO PODEM SER ATINGIDOS POR EFEITO SECUNDÁRIO: OMBRO, MAMA ( QUANDO CONSERVADA),PELE DA PAREDE TORÁCICA,MÚSCULOS E ASILA.
O OBJETIVO DA FISIOTERAPIA É DEVOLVER AOS TECIDOS A QUALIDADE ELÁSTICA PERDIDA, MANTER A MOBILIDADE DA PELE, EVITANDO A RETRAÇÃO DA PELA , ADERÊNCIAS CICATRICIAIS ,PREPARANDO O TECIDO PARA UMA FUTURA RECONSTRUÇÃO E EVITANDO O INCHAÇO(LINFEDEMA) .ISSO TUDO É CONSEGUIDO COM A DRENAGEM LINFÁTICA ESPECIALIZADA EM ONCOLOGIA(LINFOTERAPIA,TÉCNICA DE FOLDI).DO PONTO DE VISTA DOS MÚSCULOS TENDÕES E ARTICULAÇÃO QUE SOFREM CONTRATURAS E LIMITAÇÕES DA AMPLITUDE MUSCULAR É REALIZADOS EXERCÍCIOS E ALONGAMENTOS ESPECÍFICOs


Nenhum comentário: