03/03/2010

Como fazer o auto-exame das mamas

O auto-exame das mamas leva apenas alguns minutos e pode salvar sua vida. Não importa a idade, você tem que se cuidar. Após os 40 anos, faça mamografia regularmente.

O câncer de mama tem cura. Quando detectado no início, o índice de sucesso com o tratamento é superior a 90%. Quase sempre não é preciso retirar toda a mama, e sim apenas parte dela. Mas, se isto for necessário, a reconstrução imediata por meios de cirurgia plástica oferece excelentes resultados.


Deitada, a mão esquerda apalpa a mama direita. Repita deste lado movimentos circulares apertando levemente com as pontas dos dedos. As mulheres que menstruam devem fazer o exame de preferência na semana seguinte à menstruação. Se encontrar um caroço ou qualquer alteração procure imediatamente um médico.

Deitada, a mão direita apalpa a mama esquerda. Faça movimentos circulares suaves apertando levemente com as pontas dos dedos


Em pé, diante do espelho, levante os braços e observe se com o movimento aparecem alterações de contorno e superfície das mamas


Em pé, diante do espelho, observe o bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas.

Nenhum comentário: